O Blog Defesa BR discute um Planejamento de DEFESA para o Brasil.
1 Oct
Media : Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Data : 1º/10/2008
Aeronáutica pré-seleciona candidatos ao projeto F-X2

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
O Comando da Aeronáutica informa que, em obediência ao cronograma de renovação da frota das aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira – FAB, completou mais uma etapa do processo de seleção dos novos caças multi-emprego a ser incorporados ao seu acervo.
A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2), instituída em 15 de maio de 2008, conduziu os estudos de avaliação das aeronaves pré-selecionadas (Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35), de forma a elaborar uma lista reduzida (short list) nesta etapa do processo.
A concretização desta short list visou a garantir o atendimento aos requisitos operacionais para aeronave de caça multi-emprego estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica e permitir o aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas candidatos que foram selecionados nesta fase.
Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa.
A partir de agora, na nova etapa do processo de seleção, as avaliações irão concentrar-se nas seguintes aeronaves componentes da short list (listadas aqui em ordem alfabética dos respectivos fabricantes): BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).
As 36 aeronaves, que integrarão o 1º lote, deverão ser entregues a partir de 2014, com expectativa de vida útil de, no mínimo, 30 anos. Assim, ao longo dos próximos anos, haverá a substituição, gradativamente, dos atuais caças Mirage 2000, F-5M e A-1M. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que este processo representa um importante avanço para sua Indústria de Defesa com reflexos duradouros, possibilitando parcerias estratégicas de longa duração. No correr do próximo ano, deverá ser conhecido o vetor selecionado, tão logo as fases subseqüentes sejam concluídas.
Nosso Comentário :
Para nosso grande espanto, a FAB anunciou hoje que o Su-35BM Super Flanker está fora do programa FX-2, restando somente o Rafale (F3?), o F/A-18 E/F e o Gripen NG.
Por mais que essa decisão deva ser respeitada, não é possível entender como a opção mais eficaz, estratégica e econômica possa ter sido sumariamente dispensada da última fase do processo. E caiu justamente o caça preferido dos pilotos.
Poderia ser pelo fator político, envolvendo considerações da Guerra Fria entre russos e americanos? Essa hipótese sequer pode ser levada a sério, pois é medrosa. Então, que se cancele de imediato a aquisição do helicóptero russo de ataque Mil Mi-35, que tudo ficará bem mais cristalino para a atônita sociedade.
Será por considerar que a logística russa do Su-35BM será muito diferente de nossos padrões ocidentais? Ora, mas que padrões, pergunta-se? Há décadas, contamos com parcos caças de pretensa superioridade aérea e sempre risivelmente defasados em 20 anos ou mais.
O fato inegável é que o Brasil não possui defesa aérea alguma e o mundo sabe bem disso. E ainda terá que ficar assim até bem mais de 2014, quando espera receber os primeiros caças vencedores do FX-2.
Ou alguém acha que uma penca de Mirage 2000, de F-5M e de A-1M, dará conta do serviço de nossa defesa aérea hoje e por mais tantos anos? O AMX então é um pecado passar por modernização, pois é algo pior que o subprime americano. O mais grave de tudo é vermos a Venezuela planejando ter para já 150 caças do justamente Super Flanker.
Estamos perdidos de todos os lados, mais ainda com a mega-província petrolífera do Pré-Sal e a IV Frota americana às portas a qualquer evento e hora. O Brasil não tem amigos, e muito menos aliados, pois constam somente interesses. O país está só neste mundo em ebulição e cobiça.
De que adianta falar em Plano Estratégico de Defesa com a aquisição de apenas 36 caças de quarta geração com o INÍCIO de entrada em serviço no incrível ano de 2014? É para rir ou chorar?
De que adianta o governo planejar gastar mais 1 % do PIB em Custeio e Investimentos das Forças Armadas se dois dos finalistas serão passíveis de embargos políticos dos EUA, em um singelo clicar de mouse do Pentagono (casos de Super Hornet e Gripen NG)? Não esquecer jamais que eles não repassam uma vírgula de tecnologia, pelo menos aquelas que realmente contam na hora H.
Com isso, concluímos que o problema em si não vem do comando da FAB. Nossos políticos é que parecem não ter noção de que o mundo está mudando rapidamente e encontram-se atônitos e iludidos em sua ilha da fantasia, Brasília. Não vêem ameaças sequer no entorno geopolítico da América do Sul, muito pelo contrário.
Ficam pensando que, aliando-se discretamente a líderes de países como Venezuela, Equador, Bolívia e Paraguai, serão acompanhados pela sociedade brasileira. Esta está mais atenta que nunca ao que se passa e exige meios de defesa à altura do vulto de nossa soberania e independência, os quais saberá empregar contra quem for o inimigo à frente e à hora.
Roberto Silva
BRASIL !
151 Responses for "FAB Descarta Su-35BM Super Flanker"
Concordo o SU-35BM era a melhor opção, o 2º melhor caça da atualidade ficando atrás do F-22, que custa quase cinco vezes o seu valor e é de geração diferente.
O SU-35BM tinha com certeza a melhor transferência tecnológica devido aos Russos já nos ajudarem no programa VLS e também nos daria uma entrada concreta no desenvolvimento do tão sonhado caça de 5º geração o PAK FA.
Estou desapontado, pois essa escolha não teve caráter técnico e sim político, assim deixo o meu despontamento com o governo, pois essa decisão não foi do alto comando da FAB que, com certeza, escolheria o melhor vetor para o País, o Flanker. Que vergonha.
Se esquecem do Rafale, que é um ótimo negócio.
Na minha opinião, a França deve ser a parceria militar do Brasil.
Então, esse é o plano estratégico de defesa? Ele tá sendo liberado aos poucos, é? Quer dizer que, então esse é o PLANO(?) de DEFESA(?) ESTRATÉGICO(?). Que que houve com aquela conversa de produzir AVIÃO no BRAZIL?
Eu penso que o Rafale vai ser caça da FAB e acho que vão ser produzido no Brasil sob licença todos os 3 modelos c, b, naval, mas acho que o Brasil deveria comprar 24 a 30 Su-32N para defesa de costa, para dar mas proteção às plataformas de petróleo.
Caros colegas, senti um frio na espinha ao ler o anúncio da FAB.
Claramente o SU-35 era a melhor opção. Agora, será que não tem a mão do Chaves nisso?
Será que a Venezuela ficou preocupada em ter que fazer os checks no Brasil, uma vez que os russos montariam infra-estrutura de manutenção aqui, e acabaram por dissuadir os russos?
Tenho outra indagação, podemos ainda participar do projeto do PAK FA BIR?
Só tem uma explicação para estas escolhas tão ridiculas, medo medo e medo, dos americanos; oque é que vamos fazer com aviões desarmados para defender o pre-sal, amazonia o nósso pais. Só na cabeça de um bando de burros como eeses para fazer isso. Jogamos fóra a melhor chance de termos aviões que nos colocaria em vantagem a muitas forças armadas por ai a fóra, estou bastante desapontado com éssa decisão, eu acompanho esse programa fx dsde a sua primeira intensão em adquirir aviões, nunca mais vou comprar revistas ou abrir sites de defesa, para acompanhar éssa porcaria que acabei de saber.
Salve, Galera :
Eu imagino que agora o Brasil fechou de vez com os franceses, que levaram tudo de roldão.
O anúncio fala que as 36 aeronaves integrarão o 1º lote. Portanto, deverá haver produção aqui sim, lá por 2030, hahaha
Quanto ao PAK FA, podemos esquecer de vez. Estão falando em Brasil e França desenvolverem juntos um Caça de 5ª Geração.
Coitados dos francesinhos, vão vê-lo voando lá por 2040, se tanto…se depender de nossos “céleres” governos.
Impressionante….sou patriota desde o ventre de minha mãe, e neste momento, me sinto ENVERGONHADO por ter votado no Sr. Luiz Inacio Lula da Silva.
Meu sonho sempre foi ser militar, mas, para ter que aceitar ordens de cívis, prefiro ser civil mesmo.
Isto é uma palhaçada, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sabe que os Su-35 são muito melhores que os Rafale 3.
Tudo bem que a França é uma ótima parceira, mas, se a Russia pode tranferir tecnologia, por que não fechar com os russo????
o Su-35 é muito melhor, e ainda aumentaria em muito a possibilidade de participarmos do PK FA.
Sinto pelos excelentissimos senhores comandantes da FAB, que tiveram que baixar a cabeça mais uma vez, ou melhor, tiveram que bater continencia mais uma vez….quem sabe, não esteja na hora dos comandantes da FAB, da Marinha, e do Exército se juntarem e colocarem uma “real pressão” no governo, alias, o que estragou o Brasil foi o excesso de democracia.
falta estrategia da parte de vcs.
ou acham que é facil adaptar toda uma infra estrutura de padrões ocidentais( caças de tamanho médios e com eletronica dos padrões que podem ser modernizados pela EMBRAER) PARA O PADRÃO RUSSO( caças extremamente avantajados).
Sem falar que A SUKHOI pode se tornar uma concorrente da EMBRAER EM BREVE, O QUE TIRA A CHANCE DE UMA BOA TRANFERENCIA DE TECNOLOGIA.
para adaptar a estrutura dos padroes que existem os engenheiros, a EMBRAER….falta so a verba e a vontade, e ainda mais, a vergonha na cara para fazer.
outro ponto, a Russia é respeitada(mesmo depois de tantos anos após o fim da união Soviética pelo fato de ser avantajada, e não se contentar com migalhas dos americanos
FECHEMOS O CONGRESSO E VAMOS INVESTIR OS MILHÕES GASTOS COM UM BANDO DE LADRÕES EM EDUCAÇÃO, ASSIM, SEREMOS IMBATIVEIS EM TECNOLOGIA EM NO MÁXIMO 20 ANOS.
Isso é vergonhoso!!
Caro Flavio Gabriel, penso como vc…perdemos uma oportunidade de dar ao pais um magnifico vetor e quem sabe já pensando no caça de 5ª geração. Por outro lado, também podemos mais uma vez ver que nossos militares são excelentes profissionais e embuidos do seu dever….tiveram que abaixar a cabeça para uma decisão política de um governo icomPTente, que a duas semanas atras dizia que a crise não nos afetaria e hoje estão preocupados. Mas, se nossos militares, não manifestaram sua indignação quanto a decisão politica, cabe a nós brasileiros repudiar esse governo e apoiar aqueles profissionais que arriscam suas vidas em avioes sucateados, navios sem armamento e usando fuzis de mais de 30 anos de uso….Sds.
O PRÉ-SAL,É NOSSO? O ETANOL SERÁ QUE TÁMBEM É NOSSO?Hoje somos um páis sem defesas,nossa aviação de caça esta muito defasada em relação aos pilotos que temos,aeronaves com trinta anos de uso,um porta aviões que é refugo da França,nossas forças armadas estão mais para guerra do ferro velho
que para meio de defesa.Descartar o Su35 BM é a gota d’agua,vamos enganar os leigos, vamos comprar sucata
da França assim não ficamos de mal do tio sam
Tuma, sabemos que muita coisa teria que ser modificada para receber equipamentos de origem russa, mas, será que pensando estrategicamente a longo prazo não valeria dar o pontape inicial? Ou será que temos que ficar sempre com os mesmos fornecedors que nos impoem restrições? Sempre gostei de equipamentos de origem russa, são simples, mas, baratas, sei que duram menos, mas, serviram tanto na segunda guerra como no Vietnan e agora no Afeganistão. Sds
Como era previsto, o fracasso desse projeto(FX-2), falado e aguardado não irá tao longe, pois o mesmo ja é obsoleto.
Obsoleto como: caças de 4° geração ja são aeronaves obsoletas graças ao furtivo de 5° geração, à diversos países se armando e esperando por um conflinto no fulturo devido a ganância das potências do mundo.
Ate quando vamos ver um país como Brasil rico em minerais e bioversidades exposto a qualquer ameaça, que acredito mais tarde será inevitavel um conflito em sua defesa de sua soberania.
LAMENTAVEL!
Infelizmente o Su-35BM esta fora, merecia ao menos está na última etapa, agora é o Rafale ou ficar a mêrce dos dos americanos, porque trransferir tecnologia eles não vão.
ja falei e vou escrever aqui denovo quando o maluco do chaves por fogo nas americas do sul e central, e uma potencia dominante vier pra estas bandas com aquele papo de estar a serviço da onu,e nao,ou sim roubar as nossas riquesas estes panacas covardes que governam nosso querido brasil,todos eles so terao uma saida fugir com o rabo entre as pernas como fizeram os portugas quando da invasao de napoleao, e nos simples pagadores de impostos vamos fazer o que? defender o pais com estilingues que e o que o bush determina e os covardes cumprem coitados de nos brasileiros 10 anos falando de pac e no final,defesa so na conta bancaria dos lesas patria.
Quer saber de uma coisa,eu que estou decepcionado com alguns de voces,galera entendam de uma vez por todas,o SU-35 é inseguro,na verdade vários tipos de armamento russo é inseguro,vejam só a AK47 e seus derivados como AK-101,103 e etc,tem em algumas de suas armas desse modelo tem sérios problemas de travamento,porque mesmos os modelos mais recentes tem quase nenhuma diferença com a fabricação antiga da AK47(que é obsoleta de 1947)e o SU-30,a India ja teve problemas com alguns desses caças,resumindo,equipamento russo NÃO TEM SEGURANÇA.E que esse HUGO DE ”MIERDA” não pode ter centenas de aviões de caça porque não tem estrutura e nem espaço para isso(só se ele for enfiar no…deixa pra la).
Era só o que me faltava! A última coisa que eu queria ver nesse mundo era esse mirragisinho voando por aqui ou esse hornet que até um mig-25, abate! Não duvido nada que num evento qualquer, um desses dispara um míssil e atinge um submarino nuclear fluminense guiado por data link!
Acredito em um jogo de anuncios e “desanuncios”. Quem dá mais??? Quem dá mais??? O Sr. Presidente da Federação Russa virá por aqui em novembro. Vamos aguardar e ver o que ele trará na bagagem. Até o presente momento foram muitas notícias de possíveis alianças estratégicas, desenvolvimento de foguetes e outras. Quero crer que nada está definido ainda.
Um abraço a todos
Eu concordo com o Ulisses….os caças russos não tem bom suprimento de manutenção e a versao do flanker o su-35 tem mtos problemas de fadigas de peças devido ao seu alto esforco estrutural por causa de manobras, sem contar que sua avionica não é das melhores!!!..falo isso por que estou formando em engenharia mecatronica e tenho contato com isso.
Tudo bem que o Hornet e o NG nem de longe são ideais ao Brasil, mas o Su-35 num e la isso tudo. E para alguns desavisados….hoje o que manda manda mais sao hardwares empregados na aeronave, ou seja, a avionica; quer um expemplo?…simples, quantos de voces ja não atualizaram os pentiuns 3 de vcs para um core 2 duo??…pois entao??….po moçada pensem um pouco antes de sairem por ai esculachando sem saber o porque direito blz??….abraco
que loucura
Ao Prezado Henrique
É exatamente este tipo de caça que tira o sono dos Estudunidenses. Quando simulam o pior inimigo que poderiam encontrar escolhem o SU35.
Ainda ao Prezado Henrique
Se o su35 não fosse temerário… a escolha já teria sido feita. A pressão é grande. Se os Estadunidenses quizessem que nós tivessemos com aviões ruins era só fechar os olhos e deixar a coisa rolar… O problema é adquirirmos a tecnologia para fazer frente ao poderio deles…..exatamente como a Russia faz hoje….
bom , pra comecar onde esta a transferencia de tech? dos americanos? a parai meu! Hornet com calibre 22! nao se pode nem abastecer sem pedir permissao dos gringos ! Qual o problema da tech russa ? nos nao temos outra! e nunca teremos mais ! seria melhor ter alcance da tech russa do que nao ter alcance da “super tech”americana ! os russos abriram as pernas para nos , nos ofereceram tudo do bom e do melhor(alguem ainda tem alguma duvida disso?, seria um super golpe politico para eles ).Desculpem senhores mas “golpe militar ja! isso e a unica solucao
Eu tambem não consigo imaginar como o Su-35 não entrou ao menos nessa lista perdendo para o “Saab Gripen”, está na cara que tem algo americano por trás dessa escolha.
Agora resta esperar torcendo para o Dassault Rafale que é Francês(menos mal) se o F-18 ou o Gripen for escolhido
já podemos nos esquecer do nosso territorio que o brasil vai dimuniur perdendo a Amazonia e o Pré-sal(que os Eua não reconhece como patrimonio Brasileiro).
Pelo que eu me lembro o su35 e o Gripen foram os finalistas no FX1;
Por que o cenário mudou tanto??? As notícias recentes indicavam alianças com França e Russia….parecia um sonho…finalmente o tão falado caminho para a soberania plena. Como disse anteriormente vamos aguardar a visita do Sr. Presidente da Federação Russa… e ver o que ele tem a oferecer concretamente. Não quero crer neste final melancólico…….
Outra coisa,
vi em varios lugares pessoas falando que o SU-35 não é uma boa escolhar porque os russos não são confiaveis,
não entregam na data certa ou com entregam com problemas ou os aviões não são feitos para durar os 30 anos que a FAB está querendo.
Então pergunto porque a India e o Brasil assinou o Acordo para construir o caça de 5ª Geração PAK-FA?
meus amigos
estou indignado e envergonhado com essa escolha. Estava na cara que o SU 35 seria o melhor vetor para nossa Força Aeria. A culpa deste erro é de nossos politicos covardes, que ao inves de estarem pensando no Brasil estão com medo dos EUA. Tenho vergonha desses politicos e desejo os pezames para os militares que tem que bater continecia para esses politicos.
Ola amigos !!!
Não sou especialista nesse assunto, apenas um curioso e Brasileiro, e portanto interessaso no rumo que este país terá daqui pra frente.
Acho que esta havendo um pouco de exagero nisto tudo.
Reconheço que o su-35 era a melhor opção. Mas há outros fatores envolvidos em um negócio deste.
Politica, estrategia e visão de futuro.
Qual a garantia que os Russos nos dão?
Até aqui é só especulação, nada concreto.
Esses caças que o Brasil pretende adquirir é para ser usado nos proximos 30 anos , dá pra confiar na Russia?
Oque acontecerá com o miundo até lá?
Os Russos não tem mostrado ser muito confiaveis , basta ver os negócios feito por eles com os chineses e indianos.
O rafale é uma opção ruim ?
Pode ser pior que o su-35 , mas o Brasil tem um histórico de negócios com a FRança.
Quanto as outras opções quem disse que eles não transferem nenhuma tecnólogia?
eles transferiam do F-5 que té hj está sendo usado pela embraer e fab.
Depende do que foi contratado.
Os americanos pelo menos são sinceros, não tranferem tecnologia, só as velhas.
Mas podem ter certeza se eles acordarem vender um produto com essa especificação , eles vão cumprir. E os Russos cumprirão?
Fica a pergunta no ar.
Obrigado
Vamos ver se assim se entende: Nao precisamos de avioes com a mais nova e alta tech em avionics como gripen e mirage mesmo porque essa nao esta 100% comprovada! Mas sim de um aviao que possa voar nossa vasta costa sem reabastecer , carregar muita bomba ! e o vendedor nos dar acesso a elas, ser testado por anos e anos , baratos e com transferencia de tech! Entao aos espertos , me digam quem sao?
A questão, é que os russos aceitaram transferir tecnologia, para o BRAZIL produzir os flankers localmente. O que faz uma grande diferença.
Os coiotes americanos não transferem nada, isso é fato. E eles estão absolutamente certos pois é uma questão estratégica, de segurança nacional. Em relação à torre eifel os exocet-malvinas é um bom exemplo de falta de credibilidade.
Santa Inocência. Olha quem está no comando de nossa defesa, o Sr. Nelson Jobim, cuja reputação não é nada boa com relação a apoiar Lobbys (diga-se privatizações e Daniel Dantas). Logicamente tudo foi resolvido nos bastidores, sendo que o o Sr. Jobim já falava aos sete ventos que a parceria do Brasil seria com os franceses, que são conhecidos internacionalmente como os mais corruptores do mundo em negócios internacionais. Além de tudo são espertos, colocaram 3 caças sendo que 2 desles podem ser embargados pelos americanos, e vai ser esta desculpa que vão utilizar para proclamarem os Rafale como vencedores. Os franceses só são respeitados porque são uma potência nuclear, pois já faz muito tempo que em termos de equipamentos militares já não botam medo em ninguém.
A pior escolha para a nação, mas pode ter certeza que vai ser a aposentadoria de frente para o Mediterrâneo de alguns.
Ou os militares assumem as rédeas do negócio, ou vão ser eternamente esses borras botas.
Ola Carlos e demais amigos: Primeiramente , em que nos ajuda obter avioes americanos sem transferencia de tech ? tambem sem armamento , porque sabe-se que eles virao quase pelados ou como disse antes com duas calibre 22.Ate agora temos uma frota vazia !E se tivessemos feito a opcao correta poderiamos ter amanha os avioes mais potentes em todos os aspectos, mais baratos , e nem se fale no aspecto autonomia de voo de um aviao russo, mas o que mais importa e ter um aviao que se encaixe as nossas necessidades e so os russos poderiam ser a boas opcao , e nao aceite somente a minha opiniao , mas a da nossa FAB. GRATO.
Que decisão mais decepcionante! O melhor de todos os concorrentes possíveis para FAB está como carta fora do baralho. O que será que esses políticos pensam? Em vez de eles trabalharem, ficam o tempo todo pensando em besteira. O SUKOI se encaixaria perfeitamente como futuro caça de superioridade da força aérea brasileira e com GARANTIA de tranferência tecnológica,fator importante para o desenvolvimento da indústria local. É parece que o sonho de muitos serão frustados ,isso se comprar algum caça deste nível, quando não comprarem o BOEING ou GRIPEN uma verdadeira enganação de caça!Em vez de comprar novos caças porque o Brasil não aproveita e compra um lote de 700 aeronaves da Segunda Guerra Mundial? Pelo menos vai enganar o povo dizendo que tem muitos caças para ” proteger o Brasil”! Parece que a única saída por incrível que pareça , seria torcer para que algum país interessado em invadir o Brasil, jogasse uma bomba atômica em Brasília,talvez daria um jeito nessa mentalidade atrasada que têm nossos ”queridos e amados políticos”. Agora se escolherem o GRIPEN ou BOEING eu irei me jogar de um prédio!
Amigo Fernando! E pelo que sei ja estamos fora do PAK FA certo ?!
Muito obrigado Sr General ,falastes bem!
se hardware é o problema, a india é o melhor lugar do mundo em criar e sofisticar hardware , que são nossos aliados, é medo dos americanos mesmo; o unico avião capaz de enfrentar o F22 é o su35, o hornet e o gripen não tem autonomia para se quer patrulhar o pré sal, muito menos a amazonia, se em um show de apresentação, um missil for disparado acidentalmente e vir a atingir um sub nuclear, isso não vai acontecer pois os aviões estarão desarmados, os americanos nunca vão nos mandar aviões com misseis, e o pac fa, podem esquecer, isso nunca vai acontecer, o tio san não deixa.
QUE RAIVA!!!! QUE RAIVA!!!
NÃO ME CONFORMO!!!
Vamos aguardar o presidente Russo! Não posso acreditar, hoje é um dos dias mais tristes da minha vida acompanho o FX desde 99 são quase 10 anos. Vamos esperar pra ver, o SU-35 não pode ter esse fim trágico no FX o que ele merece é a vitoria. Vamos aguardar.
A desclassificação do sukroi 35BM nada mais é doque a continuidade do nosso pensamento de colono.Com a crescente escalada de tenções entre Moscou e Wshington as chances dos caças RUSSUS FORAM PRAS CUCUIAS em mais um ato de covardia de nossos políticos que temem o tio san.Quando será que iremos tomar atitudes de país que pretente ser potência?É facil de responder,dia de São nunca de meio dia pra tarde.No campo militar não acrediotarei em grandes mudanças enquanto decisões importantes como essas forem tomadas por civis burocratas como o senhor ministro Nelson Jobin que nunca pilotara um caça nem muito menos se preciso estará numa linha de frente de batalha!O sukroi 35BM é incontestavelmente a melhor opção não só como caça, mas tabem no que se refere aos armamentos que tranporta e principalmente no fator político, pois nos colocaria distantes dos E.U.A e das potências Europeias que constantemente laçam seus olhares sobre nossa amazônia!Sonho com mudanças rais rumo ao desenvolvimento de uma nação digna de carregar o nome Brasil!Ou ja esqueceram que o presidente francês François Mitteran em 1989 afirmou que a amazônia não pertencia ao Brasil mas sim ao mundo!Estamos a nos entregar aos lobos senhor Nelson Jobin
Ta certo saul , mas Welington sinto em dizer que os russos ja vieram , no ano passado ou comeco deste ano, e como disse “abriram as perninhas e disseram : O que voces querem ? Sukhoi de ultima ! ta bom . Carregado de tudo que for o possivel ?Ta bom! Ha qquer aprender como fazer tambem? Ta bom ! Preco de camarada para camarada (essa foi boa ) ? Ta bom ! Vendido!!!!!!!!!!!
Eu so queria ver o que o Putinho esta pensando de nos agora? Que vergonha meu !!Eles devem olhar e dizer : esses espanos tem que ficar no buraco pro resto da vida!
Somos a vergonha do BRIC , pois eles tem peito e de sobra. Ate nem sei como entramos nessa.
Se a India fosse os melhores nos Hardwares,porque eles justamente não resolvem o problema dos seus SU-30.resumindo:não são nada disso.
É verdade acabou! Nossos políticos e ministros são umas grandes antas.
Esta sacramentado os EUA não irão transferir tecnologia sensíveis dos radares sensores aniônicos em geral e claro os motores, não vão nos passar tecnologia nem do F-18 nem do Gripen o vencedor é o caça de 4º geração sem supercruise Dassault Rafale.
Com magoas e muito triste seja bem vindo Rafale!
Comcordo poa40 somos a grande vergonha do BRIC.
Pelo que entendo ainda estamos dentro do PAK FA, apenas 36 unidades do FX não seram rusos talvéz pelo carater inmediato e a nescesidade de tranquilizar aos aliados Vovô Sam e socios. Nada foi dito ainda do PAK, existe um tratado de intenções assinado e a visita do presidencia da Rusia no proximo mes. Vamos aguardar pode existir noticias que não sabemos, ao finalpode ser que o Mangabeira seja mais habilidoso do que pensamos
Meu caro poa40, eu não encontrei em nenhum lugar onde fala que o Brasil está fora do projeto PAK-FA,
Isso que você disse que o Puttin deve estar pensando(Eles devem olhar e dizer : esses espanos tem que ficar no buraco pro resto da vida!),infelizmente não falta muito para que até nois Brasileiros comecemos a pensar isso do Brasil =(
Lamentavel
Weligton,o RAFALE PODE SER EXTREMAMENTE COMPARADO COM O TYPHOON, e é melhor do que o SU-35 em questão de armamento, manutenção, manuseio e tecnologia e é melhor que o flanker em armas ar-terra.
Informe-se melhor.
Caros brasileiros estou desapontado, triste envergonhado sinceramente não acreditei no que li.Pode ter certeza que tem o dedo dos americanos por conta dos últimos acontecimentos.
Nesse exato momento muitos paises devem tar rindo do Brasil por causa da covardia de nossos politicos.
A Russia fez o possivel para que o Brasil viesse a adquirir equipamentos de 1ª qualidade e que nos daria um poder de persuação muito elevado.
E o que os politicos fizeram?
cuspiram na cara dessa proposta.
concordo com tudo o que o General escreveu.
E caso nao morram por uma bomba atomica.
tomara que morram por ebola.
Creio que todos sabemos que o aviao russo e o melhor do mundo! Isto ja foi esclarecido por todos entendidos do mundo inteiro inclusive pilotos americanos! Entao isto ja foi esclarecido .Mas nao so e o melhor do mundo mas o melhor para as necessidades do nosso territorio, e juntando isso a um grande pacote de ofertas tanto economicas , tecnologicas e politicas( se distanciar dos EUA)
Chega, chega .Vamos nos insurgir , conclamo todos internautas a protestar enviando emails para a presidência da república aos senadores e deputados protestando, vamos mostrar nossa indignidaedde.Não adianta ficarmos aqui discutindo. Por favor repassem esta idéia , se alguém tiver idéia melhor que passe.
Abraços a todos os brasileiros de verdade.
Águia.
Ahahahah, vai fundo Aguia.
Capaz dele trocar o aerolula de novo.
Creio que o assunto aqui não seja sobre o poder da Venezuela mais sobre os Su-35 que até onde eu vi parece ser os unicos que atende em requisito para cobrir uma area grande igual do Brasil(minha opnião).
Mas ja que perguntou,respondo que sim,com esses aviões que a Venezuela comprou da Russia já supera o poder militar do Brasil e muito,não temos defesa anti-aerea que preste.
E falar que só a Russia goza da fama com tecnologia da Alemanha,tambem não pode esquecer dos Eua que tambem usou tecnologia e cientistas alemães para construir foguetes e outras coisas mais..
Ninguém tá defendendo russo não! Eu pelo menos não! Na verdade, eu queria o F-15 voando aqui!, com toda transferência de tecnologia possível. Mas é utopia.
O patriotismo do Chapolin Chaves acaba qdo tirarem o pirulito da boca dele. É capaz de afundar a Venezuela e levar junto a Am. do sul só pela vaidade ridícula.
Bom, para visitar a lua basta um binóculo. Só tem rocha lá nada além do que já temos aqui.
Se gastar dinheiro a toa é tecnologia nosso governo é high tech, rsrsrs.
vamos ser práticos. Ninguém vai invadir a Amazõnia, nem pegar o pré sal.
E se o Huguito tentar alguma coisa a gente vai tar assim de gringo querendo ele.
Bruno : concordo que esse russos sao estranhos mas quando s e fala em armamento eles sao os melhores , fazem tudo de uma maneira diferente , mas sao os melhores ! Nao sei se todos estao a par , mas a NASA esta tentando ordenar foguetes SOYUZ porque nao sabe como ira voltar a estacao espacial , a SOYUZ vai por 4 vezes mais barato , seguro e rapido ! Se alguem souber melhor por favor…
uhsauhdashudsauhdu
“Ahahahah, vai fundo Aguia.Capaz dele trocar o aerolula de novo.”
Essa foi d+++
poa40,concordo com você tambem acho que deveriamos ter um governo patriota igual Hugo Chavez(pelo menos é oque demonstra).
agora pergunto,alguem pode me explicar onde começou essa intriga com Chavez?
acho que deveriamos ter um chat neh..ja está tarde mais to adorando discutir o assunto com vocês,alguem tem uma idéia?
abraço
Ano 2014 … “E nois aqui traveis ” dando show de f15 em parada de 7 de setembro
Fernando , nao tenha duvida nenhuma que a midia americana esta por traz disso,,
vou arriscar um palpite:
FX2: 36 SH, entrega 2010/2011/2012
Logo se assina projeto de cosntrução e desenvolvimento de caça 5a geração PAK-KA com Rusia e India (Bric)
Com esta estrategia o Brasil não rompe com os gringos e se aproxima mais aos BRIC Risia e India onde se transfere tecnologia de fato
Acredito que o programa está definido para a aquisição dos aparelhos franceses Rafale, Não são ruins, mas estão longe de fazer frente aos modernos Typhoons, Flankers, F22, JSF. O que devemos entender, e acho que não caiu a ficha ainda, é que a definição pelo Rafale é o custo que a Aeronáutica irá pagar para que se tenha um acordo que leve a marinha a realizar seu sonho em ter um submarino nuclear. Este acordo será firmado quando da presença do presidente francês no Brasil nos prócimos meses. Eu acredito que mesmo os caças de 5a geração já se encontram defasados. Imagine um F22 que custa milhões sendo abatido por um UCAV que custará o preço de um míssil moderno atual. Este é o futuro queiramos ou não, drones, aparelhos não tripulados. Qualquer gasto em contrário será jogar dinheiro no lixo.
Confesso que no dia da aviação fico um pouco fustrado com os F5 lata velha. Poderiamos levar para o Luciano huk, o que acham?
Sem esse de chat pro huguito, não tá com essa moral. Prefiro um para a presidenta da Argentina.
Boa noite,
Desculpem, mas não entendo tanta indignação, trata-se de uma compra via “licitação”, onde existem regras a serem cumpridas, parece que os russos não prestaram todas as informações solicitadas, e é também notório, que eles não estão cumprindo prazos contratados com a India (vide Porta Aviões e entrega de supostos aviões recuperados e entregues como novos),estas notícias estão na mídia, não são sonhos, dos 24 sukois comprados pela Russia, foram entregues somente 4 e não estão operacionais, não sei os motivos, mas nã estão voando, então pergunto, que garantia teriamos???
Bemvindo Joao: Garantia , garantia nao temos com ninguem!!!!!! MAS entre comprar avioes inferiores de outros com espoleta e sem transferencia de tecnologia , eu arriscaria com os russos , em outras palavras se o melhor que teremos dos gringos nao nos ajuda em nada , porquue escolheremos eles ! e tambem , nao cumpriu contrato ?! tchau
Taí, João vaz bandeira, vc me pareceu sensato e menos ufanista.
Projetos tem que ter qualidade + custo + prazo.
Melhor 1 Tucano voando que 10 Sukhoi no chão.
Olá Palpiteiro, bom palpite!
Agora, vocês acham que os franceses conseguem fazer um avião de 5º geração com o Brasil?
Pode até ser. Eles já não são a potência de antes e, se querem trabalhar para um mundo multipolar, tem que ter o avião da próxima geração.
e com muita indignacao que venho escrever este e-mail para protestar contra nossos representantes que estao no governo, com seus discursos sem fundamento, pensam que o brasil e o pais das maravilhas e que sempre estara livre de qualquer conflito, eu acho que se fazem de cego, diante das crescentes ameacas de paises aqui na america do sul, como equador, bolivia, paraguay e venezuela, que elegeram lideres com pensamentos radicais e que ja ocasionaram grandes polemicas, com intervencoes em empresas brasileiras que estao em seu territorio. e inadmissivel que um pais de proporcoes continentais e que almeja ser pais desenvolvido, pense tao pequeno quando se trata de equipar suas forcas armadas. O mais triste ainda e saber que a maior parte de nossa populacao faz pouco caso, ou nao entende que para um pais ser soberano, ele precisa estar amparado pelas suas forcas armadas, delegando a ela todos os recursos necessario, e o que tem de mais moderno para que em caso de conflito, possa defender seu povo e sua riqueza.
Quando chegar esse lote de aviões em 2014, já serão sucatas igual aos Mirage 2000.
Vamos estar sempre atrás das potências, haja visto nossa frota.
Que pobreza de espirito.
BRASIL…………
Muita hora nesta calma, senhores…
Existem muitas informações conflitantes… Compram helicopteros de ataque russos e eliminam o melhor (?) avião da concorrencia???… Muito estranho, senhores, muito estranho… O que eu estou sabendo é que, longe da imprensa e das capas de jornais (tomei conhecimento do ocorrido por apenas UMA reportagem publicada no sitio da revista “Tecnologia e Defesa”) é que a presidencia da companhia que produz os MI 35, esteve em São Paulo, por 3 dias, em busca de parceiros para a produção de peças e estabelecimento de uma linha de montagem aqui no Brasil.
O momento mundial não é propicio à enfrentamentos e precisamos de tempo para estabelecer um parque industrial e tecnológico para absorver tanta tecnologia… Alguém sabia que os Cougar EC725, que serão produzidos aqui, terão, no máximo, 10% de suas peças nacionalizadas??? E mesmo assim este percentual é esperado para daqui a 10 ANOS???…
Odeio os EUA, mas na situação atual (à beira de uma recessão) nada fará contra o patrimônio brasileiro e os venezuelanos, ainda que bem equipados, não tem doutrina desenvolvida para tirar o máximo do exelente equipamento que tem (qdo o Peru entrou em conflito com o Equador, recentemente, já possuia os MIG 29, muito superiores aos Kfir equatorianos, mas não tinha competencia técnica para utiliza-los). Visto desta forma e para ação silenciosa (os russos são muito discretos quando querem executar alguma coisa), o Brasil quer mostrar alguma modernização dissuasoria e não quer chamar a atenção para possiveis acordos under-graude de desenvolver o PAK-FA e, principalmente, seus misseis aqui.
De fato é que nada aponta para nada e tudo para tudo… Neste momento até a Russia está de olho na crise americana, e ninguém (o Brasil principalmente) fará investimentos em nada que não gere receita imediata.
Ainda que a Aeronáutica tenha noticiado a saida do SU-35, não significa que outros programas com os russos não estejam em desenvolvimento.
Uma coisa que aprendi a duras penas é que “Não deseje o que não conhece para não receber o que não quer!”… A situação é confusa, o cenário mundial está confuso e não temos informações suficientes para julgar nada e, apesar de tudo, acho que esta-se fazendo o que é melhor para o Brasil.
Vamos aguardar os próximos lances… Sinceramente eu fiquei mais irritado pela manutenção do F/A 18 do que com a saída do SU-35.
Opiniões e conjecturas… Nada mais que opniões e conjecturas!… Aguardo os próximos lances desta novela.
Desculpe mas nao entendo tanto negativismo contra Russia! Os Camaradas vem aqui , nos oferecem de tudo , e digo mais , na situacao atual eles nos darao o que pedirmos e mais ainda, somente pra cutucar os gringos, e se passaram a India pra traz porque assinariam um tratado de construcao de um aviao de 5 geracao , como o fizeram esta semana!! E nesse negativismo ollha so o exercito indiano como esta!!!
Eu sou a favor de montar uma fabrica de peças russas para vender pro huguito trocar qdo as deles enferrujarem por falta de uso.
Olá Bruno, sei não. A Venezuela tem histórico de litígio com a Guiana e com a Colômbia.
Com a Guiana, 1/3 do país é reclamado pelo Hugo Cháves e, com a Colômbia, a falta de definição de fronteira marítima.
o problema de Chavez e com os gringos (mesmo que bruno pareca ter um problema pessoal com ele) entao deixaremos ele de lado e trataremos de como se ver livre de nossos politicos
Se o Huguito cuspir na Guiana ou na Colombia aí que EUA, Inglaterra e França vão ter o pretesto pra afundar a veneza americana d vez.
Ele se borra de medo, só faz isso para fazer marketing.
Ulisses eu me informo bem não é novidade pra ninguém que o SU-35BM é superior a todos os caças exceto o F-22. Ótima idéia Águia a de mandar mensagens para os políticos … não ia adiantar o raça.
Mandei uma mensagem para a FAB com a minha indignação e compreensão de que a responsabilidade do ocorrido não era do alto escalão da FAB e sim do governo e mandei os parabéns pelos belos serviços prestados à nação mesmo sem meios e recursos.
O SU-35 BM é o único caça capaz de cobrir todo o território brasileiro sem reabastecimento com poucas unidades alem de todas suas outras qualidades, pena de que o nosso governo não tem responsabilidade para com a nação são verdadeiros lesa pátria. Foi a pior decisão do tipo que já vi!
O que acho legal no Hugo chaves é o seu nacionalismo parabéns ao mesmo.
Só pra finalizar a melhor opção sem sombra de duvidas seria o flanker.
Muito bem colocado Wellington! Boa noite a todos!
Poa 40, não o que você anda lendo, nem onde, mas até onde sei, a India tá Pê da vida com os Russos, pois o porta aviões não sai do estaleiro e a Russia só quer revisão de valores, e os caças, muitos deles foram rejeitados, pois eram sucatas travestidas de “novos”, quanto ao Sukoi ser melhos, eu te pergunto, onde êle lutou? Que parâmetros são usados pelos experts, para dizer ao pessoal da FAB, qual caça é o melhor? Algum dos srs. é piloto de caça?
acabaremos com o f 18 e não tem nada de burrice ou medo é subserviencia mesmo. não temos como dizer não aos EUA. Esse jogo global é pesado, quem não tem poder dissuasório abaixa a cabeça e pronto, lembram-se do SIVAM, ouve espionagem lobby com militares e ameaças veladas. Triste mas é a realidade e nesse jogo nem a França pode com os estadunidenses.
Poa40, só para lembrar, de 1972 para cá, só houve com os EUA, um acordo que não foi cumprido, a adivinhe quem não cumpriu??? Pensou Brasil? Parabéns, acertou.
Quanto as sucatas que temos, busca notícias sobre o Red Flag, vais te surprender com o que vai encontrar. Qto a cobrir todo o território, tem uns cara da BASM, que andaram fazendo isto de AMX, talvez por não saberem que era impossível. Vamos parar de nos preocupar em ser contra os States, e ver os problemas que temos aqui, e que são só nossos. Boa noite
Será porque que os EUA não quiseram deixar os SU-30 MKI-Indianos participarem do red flag? Sabe por que porque iria calar a boca de muita gente que só Le e acredita em noticias veiculadas por ocidentais do norte.
O SU-35 BM é o 2º melhor caça atual sem sombra de duvidas. O F-22 nunca foi testado mais é considerado o melhor, isto se deve a suas caraquiteristicas superiores aos seus concorrentes. Não duvide que um Flanker bem apoiado possa vencer um F-22.
Agora imaginem um PAK FA! A decisão do governo foi errada, infelizmente.
A e cobrir território é deslocar ate o alvo combater e voltar só o Flanker é capaz dessa façanha sem ser apoiado pó REVO.
De fato o nosso governo esta alienado aos capital estadunidense,a melhor opcao que tinhamos foi descartada de forma estranha,mas deveriamos esperar por isso mesmo, temos um governo covarde e “escravo” dos interesses estadunidenses.
Isso me deixa preocupado, como citado anteriormente, caso a escolha venha ser o F-18, com qualquer tipo de decisao que o governo do “demo” nao concorde nos ja sabemos o q pode vir a ocorre.
Quando temos a oportunidade de nos libertar das mesmices(frança e USA) nosso exemplar comando faz a com que continuemos nesse vicio.
Quero deixar minha indignacao com essa infeliz decisao.
Gente, vocês estão esquecendo do Rafale. Não é só o Gripen e o Hornet que estão na etapa final e provavelmente a escolha será o Rafael pelo bom histórico de negócios militares com a França.
Tudo se caminha para isso, desde os submarinos, fragatas , até munições.
E penso assim: Antes uma França amiga e neutra, do que uma Rússia ou um EUA em guerra fria.
Sr joao vaz , nao foi dito aos pilotos da FAB que o sukhoy e melhor , mas foram eles mesmos , sem surpresa que , chegaram a esta conclusao! Sao eles e a maioria de pilotos de caca do mundo ! E quanto a informacao de India e Russia firmarem acordo nesta semana , esta reportado no site DEfesanet.com.br , E de novo venho a dizer , : de que ajuda serve ter firmado com os EUA , e cumprirem o acordo mas se os avioes serao pelados ou munidos de calibre 22!!!!!!!!!! e voarem 15 minutos e ter que reabastecer etc … acho que o assunto de qual e o melhor para o Brasil ja esta saturado! E tambem se acha que nao temos provas suficientes que Suckoy sao bons na pratica?! E quanto aos outros??????
Lamentavel foi a escolha do nosso governo, oque realmente esta por tras de uma decisao assim, so mesmo revivendo JANIO QUADROS pra ele explicar.
queridos amigos do defesa BR.
Vcs não estão vendo que isso é apenas uma jogada.
Está na cara que:
1º O Governo brasileiro já tinha fechado a compra do RAFAELE F3 quando o LULA esteve na França e fechou o negócio do mirrage 2000.
2º O Brasil vai Produzir o RAFAELE aqui unindo a avibras e a embraer, por dois motivos primeiro que argentinos, uruguaios e países africanos vão precisar comprar caças e o Brasil tem uma relação melhor com estas nações do que a França. Pelo simples fato de que a França colonozou e explorou alguns países africanos e traiu a argentina nas malvinas. O segundo motivo é que os franceses querem comcorrer com EUA e Rússia no campo da aviação comercial e a embraer hj é a melhor parceira que existe no mundo.
3° O brasil e a Rússia tem relações em um patamar diferente, no campo espacial e de foguetes. Acho que o Brasil já está Participando do PAK FA mas sem muitos alardes para não asustar o vizinhos sul americanos nem criar nenhum tipo de mal estar com os americanos com quem ainda temos muitos negócios. Acho ainda que os russos sabiam que o SU-35BM iria ficar de fora desta fase para criar um clima de alívio nos franceses.
4° Vcs estão esquecendo que o Brasil quer contruir fragatas de ultima geração FREMM, o sub nuclear e subs convencionais. E vou mas longe fuzis, Blindados de esteira ( se é assim que se fala) os helicopteros que seram fabricaods em minas, tudo isso vai vir da França que no fundo não gosta do domínio americano e quer aumentar sua influência na região.
Bom para provar o que eu to dizendo basta aguardar a visita do presidente Russo e ver se os MI35 não vão chegar em breve e a fabrica de blindados de rodas não vai ser instalada no Rio Grande do Sul…
Por isso Amigos fiquem tranquilos pois acho que até essa data de 2014 é apenas mais uma bravata, ou as garndes potencias tem o habito de falar sobre suas questões militares abertamente (se não) então pq o Brasil falaria………
abraços……
E viva o PAK FA
Eu vou tentar explicar mais uma vez(não se acostumem!)o SU-35 pode ser até melhor no DOGFIGHT(para quem não sabe é combate aéreo)mas e a questão do multi emprego?Nessa questão o Rafale é SUPERIOR ao SU-35 no multi emprego,e outra,o rafale já esta operando com a força aérea francesa e o SU-35?Ainda esta em fase de teste.Como saberiamos se o Sukhoi(poa40 escreveu Suckoy,por que não escreve de uma vez SUCKER)é mesmo confiavel?
Alessandro,concordo com voçe,por acaso voçe já ouviu falar de alguma noticia que o Brasil teria alem das aeronaves,fragatas,submarinos,algum outro equipamento?(adoro o Leclerc,gostaria dele aqui)
Abraços
Amigos ja esta na hora do povo brasileiro protesta contra essas decisões errado, os nossos governantes nao entende de nada, vamos protesta nas ruas de todos os estados, RJ, SP, MG, RS, BA, so assim eles vao ver o tamanho da nossa indginação com essas escolha mau feita.
Carlos também é outro,preste atenção no que eu falei ai em cima!!!
É patético questionar a qualidade dos caças russus!Veja bem,os E.U.A imersos em toda sua soberba e prepotência admitiram a superioridade dos sukhoi 30 frente aos testadíssiomos f-15 strickeagle então comparar os caças russus com carros pateticos do período da URSS é patético.Se os caças russus não fossem tão temidos não seriam eles que estariam nos simuladores de vôos do ocidente como a maior ameaça classificada.Sem levar em consideração questões como a manobrabilidade incomparável da família Flanker e o fundamental a melhor família de mísseis do mundo,inclusive o melhor BVR.Não se trata de vazer apologia aos russus, nem de alimentar uma nova guerra fria, mas a verdade é que os russus foram e são os únicos capazes de se confrontarem com os americanos no campo militar.E isso foi novamente reconhecido pelo mundo no conflito Russia e Geórgia.Por que será que o mundo ficou tão temeroso com o resurgimento da potência Militar a Russia?E para rebater ao questionamento de muitos sobre a questão de os Sukhoi 35BM nunca terem sido operado por nenhuma força aéria,se não fossem exepcionais máquinas de guerra não teriam sido recentemente encomendados pela Russia 3 esquadrões dos Su-35BM e 3 esquadrões de Su-34 Fullback totalizando 120 aéronaves em resposta a entrada em serviço do F-22.O Chavés também almeja o Su-35BM.E pra finalizar pergunto por que os E.U.A nunca tiveram coragem de atacar alvos Russus?Muitos podem dizer que é em função do seu poderoso arsenal nuclear,mas eu afirmo sem medo de errar que se não fossem seus qualificadíssimos armaentos convencionais como os Flankers e sistemas de defesa como os sistemas S-300,Panttesir,Tor,Buk e agora os S-400 todo esse arsenal nuclear játeria sido alvo de ataques estratégicos dos americanos.Portanto,creio que o Sukhoi-35BM seria sem dúvidas a melhor opção para a FAB.
Este assunto é interessante… o vizinho “já tem” os Sukoys, já está se acostumando com o equipamento, e já foi procurar um avião de treinamento na China, porque não comprou os aviões de treinamento da próprioa Sukoy? bem, eles já tem os Sukoys e vc “quer a toda força” comprar Sukoys, aí a FAB vai lá e gasta o dinheiro comprando os teus Sukoys… um dia tem um problema na fronteira (e aquela fronteira é tãopropícia a problemas quanto a da Bolívia) e vc precisa de utilizar os Sukoys contra o que???? Sukoys contra Sukoys…. e um sabe exatamente dos detalhes, das falhas, da capacidade do outro…. um perigo isso né? Principalmente porque eles já estão com os Sukoys a aalgum tempo!
Por isso senhores… eu acho que aí tem ordem militar, isto é estratégia, acho que a cúpula das FAs não aceita o Sukoy só por esse motivo, e melhor por melhor… eu acho que o que faz a diferença é o armamento embarcado, bom radar, mísseis embarcados de longa distância, multiplos engajamentos.
Também não acredito que os EUA dariam pitaco nas vendas da SAAB, e acho sim que o pequeno rafale é melhor que o eurofighter e tem o melhor radar, melhor capacidade de atualização, tem versão embarcada, já foi testado no nosso Foch/NAE São Paulo… sem falar que já temos toda a logística acostumada com produtos franceses que tem se mostrado bem confiáveis e olha que suportam muito bem a fadiga pelo uso (e não se esqueçam que ainda a pouco tempo um miragezinho f1 velhinho deixou um destroyer americano adernando lá no golfo).
Agora vou deixar uma idéia no ar e gostaria de ouvir os meus amigos:
Falando em F22, SU35… onde é que essas coisas foram usadas? alguém viu fora dos filminhos? alguém viu fora de apresentação? conheço uns indianos por aqui que falaram que a sukoy é muito boa de propaganda… e o f22 será que esse f22 não é só propaganda também? Como é que ele é de 5a. geração e o irmão dele, o f35 não é? Não seria por isso que eles não querem vender para ninguém? Esses aviões são ou não são uma “fraude” só para enganar o resto do mundo, que fica pensando que eles tem realmente um avião invisível aos radares? Sim, porque é fácil dizer qeu tem um avião invisível ao radar… e não usar, se não usa, nenhum radar vai pegar o bicho mesmo! Só ouço falar de aviões robôs, F22… só em foto!
boa tarde a todos.
sou leigo no assunto porem apaixonado pelo mesmo então la vai uma pergunta.
li em uma pagina da net que o GRIPEN NG, tem a capacidade de ser armado com misseis MICA e R77 com algumas adaptações não muito complexas.
se a realidade é esta, não sera tambem uma boa opção para a força aerea?; pois não teriamos problemas com um possivel bloqueio de armamentos dos nossos amigos la do norte.
por favor comentem e se hover alguma duvida posso copiar alguns trechos da materia e publica-la aqui.
abraços.
oww galera participando é isso ae precisamos de todos!
bom se foi a melhor chance… agora que venha os RAFALES quando ja estivem subistiuindo os F-22 / Su35, nos vamos estar terminando de receber nossos “NOVISSIMOS” Caças.
Olá Fernando, você também acha que o Brasil ainda participa do projeto PAK FA?Se não, a França tem know how para desenvolver caça de 5º geração conosco? Será que a França e o Brasil tem algum coelho dentro da cartola?
A tensão é grande meu amigo. Não podemos bobear com as Amazônias Verde e Azul, e vendo o nosso vizinho com aquelas máquinas me assusta muito.
O mundo está muito perigoso atualmente. Quando imaginaríamos ver borbardeiros estratégicos russos na Venezuela e, em novembro, exercício naval com o “Pedro o Grande” pertinho do nosso litoral Norte?
Sem ser pessimista, mas já sendo. Em 29, com a crise da bolsa de Nova York, os EEUU entraram em guerra contra as forças do Eixo logo depois de 1941(oficialmente). Agora, vivenciamos a pior crise financeira desde àquela época, será que não vem alguma guerra antes das eleições americanas?
Vc’s so sabem reclamar na internet atras do teclado. Por que não se organizam? Por que não formam uma frente de luta contra esses desmandos? A classe média brasileira é quem deve assumir o controle do Brasil. Não adianta nenhuma tecnologia nem disco voador nem bomba atômica. A arma mais eficiênte e uma estrutura social organizada e foca no mesmo objetivo e isso so vai acontecer no Brasil quando a classe política existente receber uma crítica contundente. Os Brasil irá crescer quando os políticos se sentirem ameaçados do poder, so assim esta inercia irá dispersar e poderemos emergir como uma nação que não somos.
A nossão pacifista que se tenta imbutir na mente dos brasileiro não passa de uma tática diversionista. Qualquer pessoa ao olhar o mapa do nosso país se pergunta: Por que esse país não é uma potência? A resposta não é simples e deve passar por uma profunda reflexão.
O que precisamos é de organização. Precisamos ter a sociedade civil organizada e centrada em um único propósito: Fazer do Brasil a grande potência!
Países não devem ser amados, devem ser temidos e a fraquesa que o Brasil demonstra expões a nação a um tipo de crise sem volta. Perda de identidade.
Se vocês querem um Brasil melhor. Façamos juntos.
Abraços!
Está no Desfesanet :
Medo dos EUA tira russos de lista da FAB :
“Uma calculada manobra política, influenciada por pressões sutis vindas de Washington, definiu os finalistas da disputa pelo fornecimento dos novos caças da Força Aérea Brasileira. Para surpresa dos meios militares, a Rússia ficou de fora e os Estados Unidos, dentro.”
Eu não sei qual é a desse governo.
Os EUA tratam a India e a China muito melhor que o Brasil, paises que possuem antigos acordos em projetos de Defesa com a Rússia.
O Brasil que sempre foi o “bom garoto” dos EUA, um país que não transfere tecnologia, só leva na cabeça deles e ainda os prestigia.
Vai entender …
Sds Iuri
Se realmente a exclusão do Sukhoi, foi em razão de pressão dos E.U., sugiro que cancelem o plano de defesa nacional, bem como as Forças Armadas, e quando precisarmos de uma força militar, solicitaremos a IV Frota.
Alguns anos atrás, os E.U. teria “sugerido” acabar com as forças armadas latino americanas e assim todos viveriam bastante felizes.”O ultimo a deixar o pais, favor apagar as luzes”.
Novamente amigos: De que adianta um aviao como o dos gringos , se virao com uma arma calibre 22 e sem transferencia de tecnologia?????? o aviao deles e muito bom mas e um pais diferente , possui 100000porta avioes para reabastecer , possui muitos avioes, (em caso de guerra teremos que carregar cada um de nossos com tudo que se possa e nesse caso qual pode carregar mais , voar mais longe sem reabastecer etc)
Temos que olhar o pacote completo,pois nao estamos comprando avioes para desfilar no 7 d e setembro, entao por favor deem suas opinioes ..Qual o melhor pacote oferecido????
Estou indignado temos que fazer alguma coisa!
Malditos americanos temos que fazer alguma coisa!
O Rafale é inferior a quase todos os concorrentes o Gripen fez uma modificação nos trens de pouso e te mais alcance que o Rafale e vai ter supercruise, o Rafale não o sistema de armas do Gripen é melhor do que o do Rafale, o Rafale perdeu todas as concorrências que participou, temos que fazer alguma coisa o Falnker é o caminho para o Brasil único atualmente a conseguir defender todo o nosso território com as poucas unidades (120) que pretendemos adquirir. Temos que fazer algo não podemos deixar esses políticos lesarem a nossa pátria mais que o fizeram! Brasil acima de tudo.
To achando que um dia vou entrar na política para mudar esse país, avante Brasil. Mais será que vale a pena ficar no meio desses carniceiros? Por nosso país sim.
Só ressaltando a modificação nos trens de pouso aumentaram o espaço interno e conseqüentemente aumentaram os tanques internos aumentando o seu alcance!
Na minha opinião o Brasil vai acabar comprando os caças dos eua (F18 E) ou este tal de Gripen que tem muitos componentes americanos. Essa compa ser de última hora. Concordo com a maioria dos colegas acima isso é uma vergonha, interesse político acredito que o alto comando da FAB não vez essa escolha mas infelizmente abaixaram a cabeça. Vamos ficar na mão dos Amreicanos de novo perdemos a chance de ter um grande caça e fabricar um de 5º geração. Bando de político filhas da PUTA. Tomara que isso mude tomara que seja feita a escolha dos russos. Os militares tinham é q botar pressão nesse governo para realmente fazer as coisas como deve ser feita. Isso me revolta
por mim a fab teria comprado uns SUKOI 30 MK (pra mim ganha de longe dos f-18 SH )ja taria bom demais ia sair mais barato e teriamos os melhores avioes da america do sul e acabaria com essa embrolio todo…..jogo de cartas marcadas..vai ganhar o rafale….ou entao nao vai ajudar no submarino
ja viu a lei do negocio…quanto mais vc comprar…maior sera o disconto….essa e a regra que a franca esta usando..quanto mais comprar mais ajuda tera
Nao tem o que se descutir , meus colegas! O sukhoy e o mel;hor aviao nao so no mundo mas tambem para as caracteristicas do n osso Pais, de nosso territorio, de nossa economia (podemos comprar somente poucos avioes), por se tratar de um aviao mais potente , carrega mais armamento , autonomia de quase o dobro dos concorrentes , e de novodigo o mais importante… passe de tecnologia. Por sinal , porque os americanos ainda fazem parte dessa licitacao? se nao passaraos tech !! isso e uma piada com nosso Pais!
poa40, parabéns, você tirou as palavras da minha boca: o SU-35 é o melhor vetor para o pais, nossos políticos são uma vergonha.
Nunca na historia desse pais houve um erro tão grande.
Outra coisa, quem tinha que escolher material de defesa são os militares e não um civil e vários políticos medrosos. Isso é um erro e uma vergonha.
O melhor para o país é o Su-35, mas infelizmente vai dar Dassault Rafale. Está sacramentado.
Caros amigos, é muito fácil para mim concluir que tal escolha, deve-se ao fato de favorecer o francês RAFALE, que será escolhido porque a frança garante a transferencia de tecnologia e por isso tiraram os russos.
Essa escolha pode não ter sido a mais sábia…mas de certo modo não nos colocou numa posiçao de “saia justa” pois no que diz respeito aos americanos, a nossa fabricação de peças de vários tipos de industrias são de materiais de origem americana e pelo que pude saber, eles fizeram pequenas ameaças de cortar o envio desse material.
Concordo que uma das melhores opçoes era o SU-35 mas, ainda assim é mais provavel que o RAFALE seja a melhor opçao para nós no momento, pois mesmo que não tão bom…ele iria nos ajudar a crescer no que diz respeito à tecnologia…pois se vcs acompanharem o desempenho dele no Afeganistao podem ver que ele até agora só recebeu elogios…
Pensem nisso…concordo com cada um de vcs que os nossos politicos sao covardes e babacas mas , acho que de certo modo eles tentaram a melhor opção para que a nossa perda não fosse tão grande…pois com o RAFALE evoluiremos sem restriçoes…mas com o SU-35 os americanos prejudicariam a nossa indústria, o que afetaria o Brasil muito mais do que vcs imaginam…
VALEU !!!